Alarme Patrimonial

ALARME PATRIMONIAL

O termo alarme, ou alarma, é derivado do italiano all’arme, significa o brado às armas ou rebate. Pode ser utilizado também como sinal para dar aviso de algum perigo.

E é exatamente esta função de um alarme patrimonial, avisar quer seja ao proprietário ou empresa de segurança que algo está acontecendo no imóvel.

Para isso contamos com modernos sistemas de alarme que fazem a detecção de movimento, fumaça, fogo e quebra de vidro. Quando um desses eventos é detectado a central pode acionar a sirene, piscar as luzes, acionar os splinkers (chuveiros automáticos) ao mesmo tempo que envia através da linha telefônica, internet ou via GPRS para o propriteários ou empresa de segurnça, o que está ocorrendo.

Hoje podemos armar / desarmar e verificar a situção de cada sensor dentro de nosso imóvel graficamente através de um Iphone /Ipad e dispositivos com Android.

Podemos ainda integrar nosso sistema de alarme juntamente com o Sistema de Automação Residencial e também com o Sistema de Controle de Acesso.

DISPOSITIVOS DE UM ALARME



Central de Alarme – é o equipamento responsável pelo controle do funcionamento de todo o sistema. Consiste em uma placa de circuito impresso com diversos componentes eletrônicos. Ela recebe informação dos detectores (sesnores de diferentes tipos) e então aciona os delatores (sirenes, discadores telefônicos, luzes e etc.).

DETECTORES
Sensores IVP – Infravermelho tipo passivo – Baseado na captação de radiação infravermelha (calor) do corpo. Não emitem nenhum sinal, apenas identificam o calor.

Sensor IVA – Infravermelho tipo ativo – possuem uma parte que emite o sinal (ativo) e outra que recebe. Quando algo interrompe o sinal
entre o emissor e o receptor a central de alarme é informada. Esses sensores são popularmente conhecidos como Sensores de barreira infravermelho.

Sensores de Microondas associados a Sensores IVP – possui duas formas de perceber a presença no ambiente que se deseja proteger. Uma parte emite um sinal de frequência muito alta que reflete em algo e retorna a ele. Se algo interromper esta reflexão o sensor percebe isso. A outra parte é um sensor IVP.
O diferencial deste sensor de dupla tecnologia é que somente se as suas partes perceberem uma presença, a informação será enviada à central de alarme. Com isso minimiza-se muito os disparos em falso provocados por presenças não-humana.

Barreia de micoroondas – possuem uma parte que emite o sinal (ativo) e outra que recebe, no entanto o sinal emitido é um sinal de microondas. Quando algo interrompe o sinal entre o emissor e o receptor a central de alarme é informada.

Sensores de abertura – popularmente chamados de “sensores magnéticos” , são sensores baseados em pequenos componentes denominados reed-swicth. Normalmente instalados em portas e janelas, quando esse movimento de abertura é executado existe a separação entre o reed-swicth e o ímã que compõe o conjunto e isto fará gerar uma informação para a central de alarme indicando que houve uma abertura. Estes sensores podem ser com ou sem fio.

Sensores de impacto ou vibração – são sensores que percebem quando há uma vibração ou impacto nos vidros ou objetos onde estão instalados (quadros, obras de arte).

Sensores de quebra de vidro – detectam o ruído gerado pela quebra do vidro.

Sensores de incêndio – percebem as variações de temperatura, fumaça e outros produtos de um incêndio. São mais utilizados em centrais de incêndio, mas também podem ser integrados em centrais de alarme de intrusão.

DELATORES
Sirenes – de diversos tamanhos, modelos e potências. Alguns modelos incorporam luzes que entram em funcionamento simultaneamente ao som.

Discador telefônico – ao receber o comando da central de alarme, por ocasião de uma violação, este dispositivo se conecta a linha telefônica e liga pra um ou mais números previamente memorizados. Existem sistemas que além de efetuarem a chamada telefônica podem enviar um e-mail ou SMS.

Se deseja maiores informações sobre como implementar um Alarme Patrimonial em sua casa, condomínio, escritório, indústria ou escola, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe oferecer uma solução que atenda sua necessidade.

Últimas Postagens

Comentários